logo raquel 2.png
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

 

O que é o TDAH? 
Trata-se de um Transtorno de Aprendizagem, que ocorre devido a problemas no funcionamento de funções cerebrais envolvidas no ato de aprender, tendo origem orgânica.
 
Quais são os sintomas? 
O TDAH apresenta dois espectros distintos: o comportamento hiperativo e a desatenção. O comportamento hiperativo faz com que a criança tenha dificuldade de lidar com os estímulos, está sempre “a mil”, não conseguindo concluir uma tarefa e agindo frequentemente por impulso. Algumas vezes os pacientes hiperativos tiram boas notas na escola; porém, apresentam prejuízo no contexto social. Ou seja, devido ao seu comportamento, não fazem amizades; muitas vezes os pais deixam de levá-lo, por exemplo, ao supermercado ou à casa de amigos, temendo suas atitudes.

 

Por outro lado, há o comportamento desatento, no qual a criança se distrai com facilidade, não consegue se concentrar e, consequentemente, apresenta baixo rendimento escolar.  Muitas vezes, esses pacientes chegam mais tardiamente à consulta, pois são erroneamente classificados como “tímidos”. A criança ou adolescente com TDAH pode apresentar somente o comportamento hiperativo ou o comportamento desatento, mas o mais frequente é a combinação de ambos, em diferentes graus.
 
Como é feito o diagnóstico e o tratamento? 
Um diagnóstico adequado é imprescindível. O neuropediatra irá diferenciar a criança normalmente ativa da criança com TDAH. O tratamento consiste em medidas comportamentais e medicamentos, conforme cada caso. O reconhecimento precoce é fundamental, pois quanto antes for iniciada a abordagem terapêutica, maiores são as chances de sucesso escolar desses pacientes.